Um projeto de Ângelo Murgel

Silvio Colin


Ângelo Murgel foi meu professor de Grandes Composições de Arquitetura. Era assim que se chamava a cadeira de Projeto de Arquitetura do último nível. Algo parecido com Projeto Final de Graduação, que é uma forma recente. Murgel vinha de uma geração anterior àquela do Movimento Moderno. Naquele tempo (1966-1970) conviviam na faculdade várias gerações de professores, e consequentemente, vários pensamentos e orientações distintas. Professores com Flávio Marinho Rêgo, Marcos Konder Neto, Ernani Vasconcelos, estavam perfeitamente integrados ao já quarentão Movimento Moderno. Outros, como Lucas Mayerhoffer, Wladimir Alves de Sousa, Paulo Santos, vinham de uma outra época, de um outro sistema de ensino.

Murgel era uma pessoa afável, e um arquiteto muito preparado, como prova o projeto aqui apresentado, extremamente complexo, num terreno difícil, e no qual vai aos mínimos detalhes. Não existem traços das práticas já então consagradas do adeptos do Movimento Moderno. Podemos ver entretanto uma certa influência wrighteana. Embora em um terreno acidentado, o projeto tem muito das plantas das Prairie Houses, como o crescimento orgânico. Os detalhes decorativos são mais ligados ao vernacular carioca dos anos 1930 e 40.  Curioso notar que, apesar do tamanho, a casa tem apenas um dormitório.

Vista frontal

Vista geral

Situação

Plantas baixas

Corte do terreno

Plano inclinado

Detalhe do plano inclinado

Detalhe da janela de guilhotina do salão


Anúncios

4 Respostas para “Um projeto de Ângelo Murgel

  1. José Matheus Perosa

    Sou professor da Faculdade de Ciências Agronõmica do Câmpus de Botucatu/UNESP. na fazenda onde está localizada nossa unidade de ensino, existem dois prédios assinados pelo arquiteto Angelo Murgel, dda década de 30. Gostariamos de ter mais informações sobre o arquiteto e sobre as construções no mesmo período. Voces saberiam onde fazer tais pesquisas?

    atenciosamente

    José Matheus Y. Perosa

  2. Olá Silvio,

    meu nome é Bernard, sou aluno de mestrado em arquitetura pela PUC-Rio. Primeiramente, parabéns pelo texto! Achei muito legal a publicação lembrando o trabalho de seu professor. Fiquei curioso para saber se você sabe mais/outras informações sobre esse e/ou outros projetos dele, pois estou desenvolvendo uma monografia sobre a trajetória do Ângelo Murgel. Gostaria, logicamente se não fosse um grande incômodo para você, de saber a experiencia de ter o Ângelo Murgel como professor e como eram as aulas dele, visto também tenho interesse pela trajetória dele no ensino. Se preferir responder por email, o meu é bernardcunhar@gmail.com . Desde já agradeço.

    Atenciosamente,
    Bernard Cunha Rodrigues

  3. Ola , na minha tese de doutorado abordei a biografia do Angelo Murgel LIMA, Fabio Jose Martins de.
    Por uma Cidade Moderna: Ideários de Urbanismo em jogo no Concurso para Monlevade e nos projetos destacados da trajetória dos técnicos concorrentes (1931-1943) / Fabio Jose Martins de Lima – São Paulo, 2003.
    Tese (DouToraDo em arquiTeTura e urbanismo) – universiDaDe De são Paulo – usP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s