Venturi se aposenta

Vinheta

Complexidade e Contradição na Vida:

Venturi sai de Cena

Silvio Colin

O mundo da arquitetura ficou menor, menos inteligente, com menos vitalidade desordenada, mais chato, mais logocêntrico, mais previsível,  mais formal. É que Robert Venturi saiu de cena. Retirou-se, juntamente com sua mulher, sócia e parceira há 45 anos, Denise Scott Brown, da direção da firma Venturi, Scott Brown & Associates, Inc., afastando-se das atividades projetuais e dos encargos que um escritório do porte do seu lhe trazia. A firma, aliás, mudou de nome; passou a ser  VSBA,Llc. E será dirigida por Daniel K. McCoubrey e Nancy Rogo Trainer.

BDE_RV%20and%20DSB%2003%20(dining%20room)

 

 

 

VSBA Denise em Las Vegas

Cópia (2) de VSBA Seattle SAM_Exterior%2004

Pritzker 2

A Firma VSBA, Inc.

A firma VENTURI SCOTT BROWN & ASSOCIANTES  foi fundada em 1989. Este espaço de criação existia desde 1964. Depois de uma parceria breve com William Short, Robert Venturi associou-se a John Rauch, um colega de trabalho desde 1950. A empresa chamou-se VENTURI & RAUCH, Architects And Planners . Em 1967, Denise Scott Brown casou-se com Robert e, após anos de colaboração informal, que se iniciara em 1960, juntou-se a Venturi e Rauch e tornou-se sócia em 1969, adicionando uma nova visão e orientação.

Em 1980, a empresa reflete contribuições de Denise Scott Browncom um novo nome: VENTURI, RAUCH E SCOTT BROWN. A firma foi incorporada em 1982. Após a renúncia de John Rauch, em 1989, chegou-se ao nome atual: VENTURI, SCOTT BROWN & ASSOCIATES, que ostentou até poucos dias atrás.

Em 2003, VSBA passa a contar com três novos diretores: James Kolker, Daniel McCoubrey e Nancy RogoTrainer, todos há mais de duas décadas na empresa. Os dois últimos são agora os responsáveis por VSBA, LLC.

Como crítico Martin Filler diz sobre Venturi e Scott Brown em Makers of Modern Architecture, from Frank Lloyd Wright to Frank Gehry (2007). “Poucos arquitetos hoje em dia podem igualar o formidável conjunto de habilidades que eles trazem para a sua parceria: desenho brilhante, um sentido soberbo de proporção (mesmo que às vezes intencionalmente distorcido), profundo conhecimento do poder dos símbolos, aguda percepção social , e uma capacidade impar de aplicar as lições significativas da história  para fins contemporâneos. ” [1]

As mudanças

A mudança de nome é anunciada com entusiasmo. Diz o site ofcial, conpletamente reformulado:

Venturi se aposenta 1

Confesso que preferia ter lido

Venturi se aposenta 2

Vem a justificativa

Venturi se aposenta 3

E a promessa

Venturi se aposenta 4

A notícia sobre a sucessão, que nos chega  surpreendentemente, tem sido pensada há muito, segundo Denise Scott Brown, que começou a conversar com Dan McCoubrey ainda nos anos 1990. Sua idéia era diminuir o tamanho da firma, descendo a um tamanho administrável para um novo grupo para assumir. “Mas também queria acompanhar certos projetos até a sua conclusão, para satisfazer os nossos compromissos contratuais. A recessão ajudou, mas esta é uma nova organização, com novos proprietários e um novo nome. Eles não são nós, e nós não somos eles. [2]

Sobre a aposentadoria, diz Denise que recentemenete  teve que ficar em casa e descobriu que adorava – desde que ainda estivesse escrevendo e dando palestras. Quanto a Venturi, é diferente. Está mesmo aposentado, não está praticando e não quer falar ou escrever. Ele tem uma visão de aposentadoria que significa ir ao escritório de manhã e, em seguida, voltar para casa. Mas ele prefere uma vida simples, sem stress.

Aprendendo com Venturi agora

A aposentadoria de Venturi nos causa tristeza, até mesmo pelo testemunho da inexorabilidade da vida, de coisas que se acabam e dificilmente são substituídas. A obra dos arquitetos, entretanto, é uma das mais bem documentadas, e podemos usufruir dela de diversas maneiras.

Em primeiro lugar,  o extenso material do antigo site (Venturi, Scott Brown and Associates, Inc) encontra-se agora no site venturiscottbrown.org.  São 175 arquivos em PDF, cada um relativo a uma obra. É, sem dúvida, a melhor fonte de conhecimento destes edifícios. Há ainda uma bibliografia completa de textos originais de  Robert Venturi, de Denise Scott Brown e textos sobre os arquitetos.

Temos os livros com textos originais.

image

image

image

image

image

Há ainda livros com conteúdos específicos, escritos ou editados em parceria com outros autores, mas que se constituem de importante fonte de informação.

image

image

image

Finalmente há os compêndios com a apresentação de obras e projetos dos arquitetos.

image

image

Quem se interessar, pode ver a minha Tese de Doutorado,

Capa Volume 1 texto

na Biblioteca Lúcio Costa , na FAU-UFRJ, no ProArq, ou no site

http://www.axmag.com/data/201106/U21010_F37098/index.html

Cópia de Rubrica SC

NOTAS

[1] http://archrecord.construction.com/news/2012/07/120725-Newsmaker-Denise-Scott-Brown.asp

[2] Idem.

Aviso

Vinheta Casasabrasileiras

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s