Sobre o blog

Este blog destina-se principalmente a estudantes de arquitetura, de artes, e pessoas interessadas nas questões relacionadas com a teoria, história e crítica de arquitetura. Pretende constituir-se em um fórum que trate de maneira leve e dinâmica questões paradidáticas relevantes para os estudiosos da arquitetura mundial, brasileira e carioca, com ênfase dos séculos XIX e XX.

A maior parte do material apresentado consiste em anotações de aula, apostilas e material de pesquisa recolhido nos últimos vinte anos de atividade didática de seu autor.

Silvio Colin possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo UFRJ (1970), é doutor em Teoria e História (PROARQ-FAU-UFRJ -2010) e professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Departamento de Projeto de Arquitetura. É escritor, autor de dois livros: Uma Introdução à arquitetura e Pós-modernismo. Repensando a arquitetura, além de diversos artigos publicados em periódicos da área. Sua dissertação de mestrado no Proarq, 1999 foi A Poética da Arquitetura Pré-moderna no Rio de Janeiro e sua tese de doutorado, no mesmo programa foi A poética das diferenças na obra de Robert Venturi e Denise Scott Brown. Esta última recebeu recentemente do CREA o Prêmio Oscar Niemeyer.

27 Respostas para “Sobre o blog

  1. Parabéns Silvio!!
    Muito bom! Sucesso no mundo virtual, como blogueiro.
    Bjo
    Ana Paula

  2. Pedro Oliveira

    Olá Silvio,
    nunca entro nos blogs de ninguém, por sempre acha-los meio chatos… Isso não aconteceu com este! Muito bom o conteúdo dos textos e a qualidade das imagens. Parabéns e muito sucesso com seu blog.
    Obs.: Estou encaminhando o endereço do blog para algumas pessoas da minha lista de e-mail, ok.

  3. Thiago Peva Costa

    Caro Silvio,
    Fiquei muito feliz em saber que você está divulgando seus conhecimentos e opiniões em um blog. Sempre gostei muito das suas aulas na USU e também achei super interessante seu livro “Pós Modernismo, Repensando a Arquitetura”, o qual possuo um exemplar autografado em minha biblioteca.
    Pessoas como você são fundamentais para que esta profissão tão linda que é a Arquitetura continue fascinando a tantas pessoas.
    Grande abraço do seu ex-aluno e amigo.
    Thiago Peva

  4. Patrícia Alcântara Machado

    Estimado Silvio,

    Fiquei muito contente ao receber o seu endereço virtual. Mais feliz fiquei com a qualidade do seu blog e em saber que eu posso, a qualquer hora, virtualmente, usufruir um pouco do seu rico conhecimento.

    Grande abraço,
    Patrícia A. Machado

  5. Maria Lucia Pecly

    Adorei…simples e chique. Afinal de contas Less is more…ne Silvou.
    Gostei muito parabéns, um ótimo canal de comunicação.]Um abraço,
    Maria Lucia

  6. Pedro Oliveira

    Bom dia Silvio,
    desculpe meu abuso, mas é que gostaria de ver uma postagem sobre desconstrutivismo aqui no seu blog. é que não tive oportunidade de assistir sua tão bem falada palestra. Ouvi inclusive de uma professora “que achava que sabia” sobre este tema, até ver você falando sobre ele. Nas palavras dela quando voltou de sua AULA: “Gente, eu não sabia nada de desconstrutivismo, acabei de aprender agora, com o Silvio”.
    Se não for pedir muito, presenteie-nos!

  7. Muito bom seu blog. Continue sempre, principalmente porque a literatura de assuntos sobre o período colonial é bem pequeno.

    • Oi HlioAgradeo o seu comentrio sobre meu blog. Quero dizer que sou um aficionado por imagens, sobretudo de arquitetura e admiro o muito o seu trabalho. Estou disposio, caso deseje partilhar aquele meu pequeno espao. Abrao.

      Silvio ColinTel. 2254-9844 Cel.7608-4087

  8. Natalia Amaral

    Oi Silvio,
    Achei seu blog super interessante e tenho acessado sempre que tenho um tempo.
    Parabens pelo sucesso
    bjo
    Natalia

  9. Muito bom o blog.
    Me ajudou bastante como estudante do curso. =)
    Abraço.

  10. Compartilhando o Trabalho do Colega Sílvio Colin – Arquiteto Urbanista e Prof. na FAU-UFRJ – As narrativas revelam o olhar em profundidade e cuidadoso com qual o Autor tratou seu objeto; A Arquitetura, que a todos nós envolve e emociona, igualmente, principais atributos da chamada “Boa Arquitetura”, da qual temos muitos exemplos em nosso País! Parabéns ao dedicado Sívio Colín, pelo competente Trabalho.

  11. Canagé Vilhena

    Parabésn Silvio. Bela e necessária iniciativa.
    Vou divulgar.

  12. bernadete negromonte

    Olá Sílvio,
    Parabéns pela produção. Encontrei você pela dúvida…
    Tabique no Nordeste é sinônimo também de taipa?
    Era revestida com argamassa em cal e areia ou argila?
    Encontrei essa relação em algumas fontes.
    A parede em tabique do Convento foi substituída por pedra e cal …

    • Oi Bernadete
      Grato pelas suas palavras. Segundo Sylvio de Vasconcellos, tabique é uma vedação de tábuas, e é neste sentido que empregamos no nosso texto. Taipa é um termo mais complexo que pode referir-se à paredes de taipa de pilão, de sopapo (pau-a-pique), etc. Na verdade, “taipa”, ou “taipal” é o que aqui no sudeste chamamos atualmente de “forma”(ô), como “forma de concreto”. Não é, pois, surpreendente, a afinidade que faria, na língua vernacular, substituir “tabique” por “taipa”, de vez que ambos se referem a paramentos verticais de madeira. Mas a terminologia, e seu estudo etmológico, é um universo a parte, que deve ser deixado para os especialistas.

  13. Rodolfo Rascão

    Silvio,
    Fui seu aluno na Santa Úrsula e sempre lembro de suas aulas pela quantidade de informações e por sua dedicação. Fiquei muito feliz por encontrar esse blog e saber que posso continuar a estudar e tirar minhas dúvidas aqui pesquisando. A partir de hoje sou um homem mais feliz.
    Abraço,
    Rodolfo Rascão

  14. 😀
    Estou começando a faculdade agora dia 13/02/2012 aqui em PE e ja estou adorando os blogs que estou vendo… super estilojas. Beijooos

  15. Olá Silvio, muito bom o espaço! Achei procurando coisas sobre Robert Venturi.
    Gostaria de saber se sua tese de doutorado sobre VSBA está disponível em meio eletrônico, pois fiquei realmente interessado em lê-la.

    Seu trabalho é ótimo, voltarei para ler mais vezes.

    Um abraço,

    Rodriggo

  16. Christian Quesada

    Olá, Silvio! Sou estudante de Letras e também de Arquitetura e Urbanismo. Gostaria de parabenizá-lo pelo seu Blog. Seus textos são de uma generosidade e encantamento fascinantes! Muito obrigado por compartilhar tamanha sabedoria tão abertamente. Continue escrevendo sempre. Será um imenso prazer poder ler suas publicações. Mais uma vez, muito obrigado!

    Atenciosamente,
    Christian Quesada.

  17. Adorei este Blog!.
    Ótima indicação para meus alunos da Arquitetura.
    Parabéns

  18. Olá, Silvio!
    Nós da Editora Base gostaríamos de entrar em contato com você. Você tem algum e-mail para comunicação?
    Obrigada.
    Belquís R. Drabik
    Historiadora
    Base Editora

  19. hellengoullart

    Oii silvio!
    Gostei muito do seu blog!
    Sua forma de escrever está sendo uma inspiração pra mim, por isso eu e um amigo criamos um blog!
    Se puder ler e dar sua opinião agradeço!
    att
    Hellen Goulart
    http://montakasa.wordpress.com/

  20. Parabéns! adorei o post sobre a arquitetura das igrejas barrocas no Brasil! me ajudou na matéria de Arte Brasil.

  21. Gostei muito do blog! Seguirei!

  22. Regina Silvado

    Silvio Colin, encontrei seu blog por acaso, pesquisando termos e imagens de arquitetura colonial. Muito obrigada pela clareza das explicações e ilustrações. Enfim um blog significativo.
    Regina

  23. Olá Silvio! Gostei muito do blog!

    Procurei seu contato mas não encontrei!

    Meu email é italobalbino1@gmail.com

    Se puder entrar em contato, ficaria feliz!

    Um abraço!

  24. Eduardo Wagner

    Seu blog é um estímulo ao que deveríamos desenvolver cada vez mais, como seres humanos e arquitetos, a análise crítica. Parabéns pelo conteúdo e pela forma de expressá-lo, com certeza me tornarei a a partir de hoje um leitor assíduo.

  25. Caríssimo Silvio, inicialmente parabéns pelo blog, de supremo interesse, somos contemporâneos da FNA, nossa turma é a de 1968. Estamos interessados em anunciar nosso MANUAL DE CALIGRAFIA ARQUITETÔNICA em seu Bolg , seria possível???
    Segue a apresentação:
    Caríssimos futuros colegas apresentamos nosso MANUAL DE CALIGRAFIA ARQUITETÔNICA, o preservar da letra do arquiteto, nossa marca maior o nosso DNA.
    Estamos interessados em futuros colegas estudantes de arquitetura para parcerias na distribuição, com real participação nos ganhos e possibilidades de ate auxiliar o pagamento do curso e na aquisição de material didático profissional. Os interessados por favor manter contato nos emails; livros@arquiteturasombra.com.br e guardianboat@yahho.com.br
    Saudações arquitetônicas
    http://www.arquiteturasombra.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s